Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quarta-feira, 31 de março de 2010

O QUE É UM ESTUDO DE CASO ?

O Estudo de Caso pode ser comparado a um quebra-cabeça que deve ser montado. Em todo estudo de caso é preciso apresentar um problema que será solucionado pelos leitores. O caso deverá apresentar informações suficientes para que os leitores possam entender o problema, pensar sobre ele e propor uma solução.
Seu desenvolvimento implica em um percurso metodológico que envolve três etapas :
1) PESQUISA
1.1- coleta de dados através de pesquisa bibliográfica ;
1.2- pesquisa de campo: entrevistar pessoas que conheçam sobre o tema.

2) ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS
2.1- juntando as informações
Nessa etapa será necessário resumir todas as informações coletadas e julgar o que é realmente necessário para que o leitor possa entender o problema e solucioná-lo. É preciso escolher a melhor forma de apresentar cada informação ao leitor.
2.2- Formulando o problema em algumas perguntas
Aqui será necessário formular sentenças que exponham o(s) problema (s). Dessa forma será possível perceber se para cada questão que será lançada ao leitor, existem todas as informações necessárias para que estas sejam solucionadas. Talvez neste momento se perceba a necessidade de mais informações...

3. ESCREVENDO O ESTUDO DE CASO

Introdução do problema
Após as fases 1 e 2 será necessário descrever o caso ou a situação que deverá ser solucionada pelos leitores. O caso deve ser começado através de uma pergunta ou uma frase de um dos entrevistados. No entanto, o problema não deve estar dito claramente na frase, pelo contrário, deve fazer os leitores refletirem e perceberem qual é o problema.

Apresentação
Descrever as características do caso videnciando aquilo que o torna especial e diferente.

Descrição da demanda
É o perfil do turista (faixa etária, renda, local de residência, quantidade por dia/ano/mês, frequência, motivo... ) e suas sugestões (o que gostam e o que não gostam/o que pode ser melhorado). Deve ser apresentado através de tabelas ou quadros.

Segurança
Características legais: o que é e o que não é permitido; seja relativo ao comportamento, seja de construção de equipamentos; as condições de segurança pessoal dos visitantes e funcionários, bem como do patrimônio.

Oportunidades empresariais
Serviços, capacidade de carga...

Potencial de empregos
Listar os profissionais que podem estar envolvidos direta e indiretamente; disponibilidade de mão-de-obra local, condições de treinamento.

Impactos
De que tipos e propor soluções.

Conclusão
O estudo de caso precisa ter uma conclusão e é interessante que ela traga perguntas. Tais questões irão direcionar o leitor para uma reflexão sobre a situação e para o levantamento de
alternativas...

O Estudo de Caso deverá ser apresentado sob a forma de duas produções :

1- Material do aluno.

2- Manual de Orientação para o professor usar o material com os alunos.

Observação : Um trabalho de pesquisa como no caso do Aprendiz de Turismo, deve seguir
as orientações do Estudo de Caso para que obtenha sucesso com embasamento .

Extraído do texto Turismo e Herança Cultural - USP .