Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

SUGESTÕES PARA TRABALHO DIDÁTICO COM DOCUMENTOS

Para que o trabalho com documentos atinja resultados gratificantes, deve o professor tomar precauções iniciais no sentido de fornecer ao aluno instruções precisas e minuciosas em relação ao que dele se espera. Até que o aluno esteja apto a fazer suas pequenas descobertas sobre o passado, deve ser treinado através de exercícios com textos atuais.
A atividade com documentos cabe em diversos momentos da aprendizagem: como motivação para a introdução de um tema ; como aprofundamento de uma questão ; como síntese de outras atividades ; como ponto de partida para uma pesquisa mais ampla.
É importante que os alunos partam sempre de uma questão-problema e busquem a resposta no documento proposto. Toda leitura de texto é um estudo-dirigido, que o professor necessita planejar detalhadamente.
Esses exercícios devem ser aplicados de forma gradativa , cabendo averiguar se o aluno tem o domínio das etapas anteriores, antes de desenvolver as etapas subsequentes.

1- Esquema básico para leituras dirigidas:
a- identificação da natureza do texto e do autor ( a cargo do professor );
b- leitura e seleção dos vocábulos desconhecidos ( uso do dicionário );
c- numeração dos parágrafos;
d-destaque das idéias contidas em cada parágrafo;
e- esquematização e ordenação das ideias;
f - relacionamento das diversas ideias ressaltando o sentido fundamental do texto.

2- Diretrizes para a comparação de textos:
O professor deverá atentar para os seguintes itens:
- analisar cada um dos textos seguindo o esquema acima;
- indicar os respectivos autores;
- atentar para as referências cronológicas;
- correlacionar as ideias essencias e secundárias;
- propor dúvidas e questões;
- buscar respostas (em novos textos, em debates, na explicação do professor, ou no planejamento de outras atividades didáticas).

3- Normas a serem observadas na análise de documentos:
O professor deverá cuidar para que cada aluno, ao tratar o documento, atente para :
- o vocabulário próprio da época;
- as referências conológicas e geográficas;
- a situação do depoente na hierarquia social (na dependência do tipo de documento tratado);
- as afirmações do texto em relação ao momento histórico;
- os limites da credibilidade dos diversos tipos de fontes;
4- Exemplo de estudo-dirigido de análise de texto:
A - Tema: Sociedade medieval.
B - Questão-problema: Como você imagina que era a vida dos servos ?
C - Texto:
" Nós, monges de Marmoutier e Gautier Renaud, possuímos em comum servos e servas, que foram repartidos entre nós. Assim, no ano de 1087, sexto dia de junho, procedemos à distribuição de crianças do sexo masculino e do sexo feminino pertencentes a vários casais. De nossa parte recebemos, dentre as crianças de Renaud de Villana, um menino, Barthélemi, e três meninas. E dentre as crianças de Guaxelin, uma menina e um menino". (Apud A.Luchaire, Les Premières Capétiens in E. Lavisse, Histoire de France, II,2).

D - Roteiro para análise do texto:
1- leia o texto com bastante atenção ;
2- procure no dicionário as palavras que desconhece ;
3- grife com um traço as datas e locais ;
4- grife com dois traços as ideias principais;
5- faça um quadro, anotando e enumerando as ideias principais ;
6- Responda às questões:
a- Quem escreveu o texto ?
b- O autor (ou autores) viveram em que época?
c- O autor (ou autores) eram servos ou senhores?
d- O que o autor (ou autores) desejam tornar bem claro a quem ler o texto?
7- releia o texto e suas anotações . Responda: "como você imagina que era a vida dos servos?"
Ação do professor : após a leitura e análise individuais, o professor pode proceder da seguinte maneira:
- solicita aos alunos que escrevam no quadro as ideias principais;
- sintetiza e corrige as respostas com a ajuda dos alunos;
- solicita que os alunos respondam à questão inicial;
- corrige os alunos cuja imaginação foi muito além do texto;
- compara as conclusões dos alunos com as informações históricas que possui .
Observações:
O professor estimula a imaginação dos alunos, não permitindo, porém, que ela vá muito além do texto, mas deve ter o cuidado de não tolhê-la . Também o historiador tem uma atividade semelhante quando se esforça para retirar do texto, além das informações, a compreensão da historicidade da época que estuda .
Coletânia de documentos históricos SE/CENP .

domingo, 6 de junho de 2010

CURIOSIDADES

Conheça as ruas de São Vicente :


Vale do Pó - Localidade italiana onde se desenvolveram batalhas da Segunda Guerra Mundial , tendo o nosso glorioso Exército contribuído, heroicamente, para a derrota das forças nazi-facistas . Em 29.o4.l945, após violento combate em Fornovo, os soldados da FEB ( força expedicionária brasileira ) cercaram toda a 148ª Divisão Alemã de Infantaria, que procurava atingir Parma e transpor o Pó, obrigando-a à rendição incondicional . Fizeram 14.779 prisioneiros, apreendendo numeroso material bélico.

Localização - Vila Margarida ( começa na Rua Cidade de Santos 986 e finda no Dique Saquaré ) .


Alexandria - Capital da Província de Piemonte (região da Itália Setentrional). Localidade onde terminaram as batalhas que travaram nossos soldados componentes da FEB, conhecidos como Pracinhas , colaborando para a derrota alemã em terras italianas . Transpondo o Vale do Pó, em 1º de maio de 1945, a FEB ocupou Lodi e Alexandria.

Localização - Vila Margarida ( começa na Monte Belvedere e termina na Rua Cidade de Santos ) .

Conheça as ruas de sua cidade - Narciso Vital de Carvalho, Livraria e Tipografia Cruzeiro, São Vicente, l983.

sábado, 5 de junho de 2010

O TEMPO EUROPEU ( SÉCULO XV )


No século XV surgiu na Europa um instrumento que representava muito bem o passar do dia : o relógio. De início, ele despertou muita desconfiança. Ninguém queria se submeter a uma máquina . A luz e os sinos dividiam muito sabiamente o dia e a noite .
Era impossível comparar todos os dias do ano. No verão mais luz, no inverno mais escuridão. E o relógio estranhamente dividia o dia do homem medieval em 24 partes iguais, em qualquer estação do ano.
O crescimento das cidades e do comércio favoreceu a organização de uma vida ritmada, marcada pelas horas. O trabalho na cidade não precisava seguir o fluxo da natureza.
As corporações de ofício intensificavam a produção de utensílios que eram negociados nas vilas e cidades. Para produzi-los, o trabalho centrado nas vilas e cidades medievais dispensava o ritmo da natureza.Crescia a importância do relógio.
Ganhar ou perder tempo são expressões típicas da sociedade moderna. Pensar que o tempo que o tempo é dinheiro só faz sentido em sociedades industrializadas em que o homem pode vender seu tempo de trabalho ao dono da empresa.(...)
Felizmente nem sempre o tempo representou dinheiro. Antes do século XV, na Idade Média ninguém se preocupava em medir matematicamente o tempo. Ninguém precisava ter pressa, pois não faria nada além do que Deus havia determinado. Trabalhando muito ou pouco, o servo continuaria sendo servo e o senhor, senhor.
Transcrito de Descobrimento e civilização. São Paulo: Ática, 1989,p.46.)-texto de Janice Teodoro da Silva.
Atividade:
Parte A - Depois d a leitura do texto com atenção anotem: o autor (a) do texto, o livro de onde o texto foi retirado, local de edição, editora, data, assunto tratado no texto, períodos históricos a que o texto se refere.
Parte B - O texto fala em servos e senhores e também em corporações de ofício: faça uma pesquisa em livros didáticos (pode ser o usado em aula) ou se for possível outros meios e anote o que encontrar sobre esses assuntos.
Parte C - Responda as seguintes questões:
1- Antes do aparecimento do relógio, como os europeus regulavam as suas atividades ?
2-A introdução do relógio correspondeu a que mudanças nessa sociedade ?
3-"Tempo é dinheiro". O que acha dessa frase ? Que sociedades se regulam por essa forma de passar o tempo?
4-O " homem medieval " citado pela autora, pode ter vivido em que séculos ? Como é chamado esse período ?