Este blog tem por finalidade promover a discussão, troca de experiências e suporte para os professores de História da Rede Municipal de São Vicente e demais interessados.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Como utilizar "O Príncipe do Egito" para explicar as origens das religões

Pesquisando atividades relacionadas com filmes encontrei um bom plano de aula disponível no site da Revista Nova Escola, e que pode ser útil na abordagem do conteúdo aproximando os alunos a linguagem do cinema.

Esta história bíblica, que se passa no Egito antigo, narra omito de Moisés. Temendo o crescimento da população hebreia e a consequente ameaça ao seu poder, o faraó Setidecide que todos os meninos hebreus deveriam ser afogados. Desesperada, uma mulher abandona seu filho num rio, dentro de um cesto. A criança é encontrada pela rainha, que a cria como irmã do herdeiro Ramsés. Quando se torna adulto, Moisés descobre que é hebreu e decide libertar seu povo da escravidão.

Objetivos
Conhecer a organização social da Antiguidade, em que os hebreus eram o povo dominado pelos egípcios. Discutir as diferenças entre as sociedades politeístas e monoteístas.

Conteúdos
Egito antigo, religiões politeístas e monoteístas.

Trechos selecionados Aquele em que a mãe hebreia deixa o filho no rio (3m10 a 7m45s), o momento em que Moisés descobre que é hebreu e foge do palácio (19m06s a 33m16s), cena em que ele retorna ao Egito e conversa com o irmão adotivo Ramsés (50m50s a 59m2s1) e quando abre o mar Vermelho (1h22m18s a 1h31m26s).

Atividade Exiba o filme. Explique as diferenças entre a religião dos egípcios e a dos hebreus. A principal delas é que os egípcios eram politeístas, e os hebreus, monoteístas. Pergunte aos alunos se sabem quem são os hebreus e esclareça que hoje são chamados de judeus. Explique que o deus hebreu se manifesta por meio de fenômenos da natureza, não tem forma definida e não pode ser representado com imagens, diferentemente do que ocorre com os deuses egípcios. Mostre para a turma ilustrações desses deuses - representados como humanos, metade humano e metade animal, ou apenas como animais. Peça uma pesquisa sobre a organização social no Egito antigo que inclua a função religiosa da pirâmide. Ela será a base de um seminário.
Elaborada pela Professora Thaísa Novaes de Senne e apresentada no site da Revista Nova Escola.